Dicas

MACERAÇÃO

Maceracao

É o mesmo que deixar a essência curtir, deixar a fragrância intensificada. 
 
É como algumas bebidas (como o vinho) precisam envelhecer para se aprimorarem, também passam por este processo os perfumes. Ajuda a eliminar o odor do álcool e restando quase que apenas a essência.
 
Para este processo, é interessante que o fraco seja opaco, que não entre luz no produto. Caso não tenha esse frasco, embale o vidro em plástico preto. Use até um durex se for preciso.
 
Vamos aos processos:
 

Maceração em temperatura ambiente:

1 - Você vai deixar seu frasco de aromatizante ou perfume, dentro do armário escuro, por 18 horas (com a tampa). Envolto no plástico preto, caso a embalagem não seja opaca.
2 - Retirando do armário, vai deixá-lo aberto por 6 horas (sem a tampa) em local sem luz solar direta. Uma cômoda no quarto onde crianças não alcancem.
3 - Repita esse processo por 3 dias, porém, quanto mais tempo você repetí-lo, melhor será o produto final. Até uns 10 dias ficaria perfeito.
 

Maceração por refrigeração alternada:

Esse "choque térmico" ajudará no processo de aprimoramento da essência.
1 - Coloque o frasco, embalado com seu plástico preto, dentro da geladeira por 3 dias.
2- Depois, deixaremos 1 dias fora da geladeira, só que neste caso, o aromatizante PERMANECERÁ tampado. 
3 - Repita o processo por até 10 dias.
 

Maceração no escuro completo:

Essa eu nunca usei, mas me falaram que posso deixar o aromatizante ou o perfume artesanal dentro de uma embalagem que não passe luz, dentro do guarda roupa por 30 dias direto. 
 
 
Assim, seu produto já poderá ser usado ou vendido.
 
Dica: É um trabalho que vai valer a pena. Após você ter feito o Aromatizador de Vareta que mostrei aqui; renderá 1 litro. Divida o produto. Tente fazer a Maceração em um frasco e deixe o outro. Compare os dois no final do processo se valeu a pena ou não.
 
Se você sabe fazer esse processo de forma diferente ou tem alguma sugestão, deixe nos comentário. Você irá me ajudar bastante.
 
 

 

12 MANEIRAS DE USAR O BICARBONATO DE

SÓDIO NA FAXINA

 

Misturado ou sozinho, esse pó mágico facilita muito a limpeza da casa

Bicarbonato-matéria (Foto: Thinkstock)

Não pense que o bicarbonato de sódio é essencial apenas na cozinha, com a fermentação de bolos. Ele também pode ser um grande aliado na limpeza da casa. Assim como o vinagre e a pasta de dente, o bicarbonato pode ser usado em vários momentos na faxina, para remover manchas e desentupir a pia, por exemplo. Mas, antes de passar no supermercado para comprá-lo, confira abaixo que ele é capaz de fazer:

1. Remover manchas de panelas
Sempre que a receita pede que você aumente o fogo, você já pensa que isso vai deixar as panelas manchadas? Acredite, o bicarbonato pode acabar com esse impasse. Basta colocar um pouco do pó em uma esponja úmida com detergente e esfregar na área queimada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão. Mas, se mesmo assim a mancha permanecer, misture o bicarbonato com água quente e cubra a panela, ou assadeira, e deixe agir por 10 minutos. Depois de esfriar, lave a peça com a mistura de detergente e bicarbonato.

2. Limpar paredes rabiscadas e rejuntes
As crianças fizeram “obras de arte” na parede do quarto com lápis de cor? Adicione o bicarbonato em uma esponja úmida de água e esfregue de maneira delicada. Para clarear os rejuntes, misture o pó em água oxigenada e limpe a sujeira com uma escova.

3. Desgrudar restos de comida
Se você tem preguiça de assar uma lasanha bem recheada com bastante molho e queijo pela dificuldade de lavar a assadeira depois, o bicarbonato resolve esse problema para você. Antes de lavá-la, adicione a mistura de água quente e bicarbonato no interior da travessa. Deixe descansar por alguns minutos. Quando esfriar, lave normalmente com detergente.

4. Acabar com o chulé
Difícil aguentar o cheiro de chulé dos meninos depois que eles chegam do futebol? Durante a noite, espalhe o bicarbonato no interior dos sapatos e deixe-os descansar. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe os sapatos com um pano seco.

5. Desentupir a pia
O produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida que entopem a pia da cozinha. Para isso, jogue diretamente no ralo uma mistura de 200 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Vale fazer as aplicações frequentemente.

6. Lavar as roupas
Para acabar com aquele cheirinho de suor das roupas, faça uma mistura de bicarbonato e pouca água – até formar uma pasta -  e espalhe pela peça, principalmente nas áreas das axilas. Espere alguns minutos e lave normalmente em seguida. Antes de fazer a aplicação em roupas coloridas, faça um teste no verso da roupa para ter certeza que o tecido não mancha.

7. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Coloque meia xícara de chá de bicarbonato em um pote aberto e guarde-o dentro da geladeira. Só cuidado para não derrubar o conteúdo quando for pegar algo e renove o pó a cada três meses. O mesmo procedimento pode ser feito em armários e guarda-roupas.

8. Limpar colchões e paredes
Os ácaros estão em toda a parte, incluindo colchão, travesseiros, sofás e tapetes. Para limpá-los, espalhe o bicarbonato pela superfície da peça e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso com um aspirador de pó ou escova.  

9. Eliminar manchas de café dos utensílios
Depois do almoço, nada melhor que um cafezinho, certo? Mas retirar as manchas de café do bule, ou do filtro da cafeteira, não é tarefa fácil. Para isso, encha o recipiente com água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, fervendo por 10 minutos. Depois de esfriar, lave normalmente.

10. Dar brilho nas torneiras
Para conseguir torneiras, chuveiros e sifão brilhantes, aplique o bicarbonato em pano úmido e esfregue nos metais. Finalize a limpeza com um pano seco.

11. Tirar manchas do carpete
Resolveu almoçar na sala e acabou derrubando um pouco de óleo no sofá? Ou não sabe como remover aquela mancha de gordura do carpete? Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue a solução na área afetada. Enxague com água.

12. Deixe os panos de limpeza branquinhos
Utilize também o bicarbonato para limpar as escovas e panos de limpeza que você usou nos itens acima. Deixe-as de molho em uma mistura de água e bicarbonato durante toda a noite. Enxague na manhã seguinte.

 

Voce encontra o bicarbonato de sádio aqui na Casa Limpa!

 

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/02/12-maneiras-de-usar-o-bicarbonato-de-sodio-na-faxina.html

 

 

Como fazer Antimofo em casa...

 
 
Quem mora em lugares úmidos, com certeza já cansou de espalhar potinhos de antimofo por todos os armários da casa. 
 
 
Para fazer o antimofo, é muito simples e o melhor é que o Cloreto de Cálcio Granulado é vendido em quilo, e um quilo dá para preparar uns 10 potinhos, mais ou menos.  
 
Explicação de como é um potinho de antimofo 

O pote vazio 
Potinhos desmontados e lavados
 
Para realizar esta operação de limpeza da casa, você precisará dos seguintes itens:
 
 
- Cloreto de Cálcio Granlado;
- Luvas (para abrir e lavar os potinhos e depois manusear o cloreto);
- Todos os potinhos de antimofo que você tenha em casa;
- Filtro de Café
- Uma essência de sua preferência (opcional, mas é gostoso para deixar os armários perfumados);
- Cravo (opcional também).
 
Vista suas luvas, leve os potes para o tanque. Abra os papéis que recobrem o pote e derrube a água que está ali no tanque, soltando um potinho do outro. Em seguida, lave bem e seque os potinhos.
Monte novamente o pote, coloque o cloreto de cálcio, um pouco de essência (algumas gotas) e o cravo. Corte os filtros de papel no meio e cubra os potes, fechando os mesmos em seguida. E Pronto!! Fácil, né?
 
 
Pronto!
O cravo é um bom agente natural antimofo, por isso que eu resolvi acrescentar nos potinhos, além de dar um perfume extra.
 
Caso seus armários estejam muito sujos com mofo, limpe seus armários com um pano embebido em vinagre de maça ou com o líquido resultante de ferver cravo e água. Ambos limpam o mofo e protegem um pouco.
 
Para quem não tem potes, pode tentar montar os potinhos com potes de iogurte ou margarina, usando dois potes, colocando um dentro do outro e furando o de cima. É importante neste caso sempre deixar um espaço para o acúmulo de água. Nesse caso, você pode cobrir o pote com o filtro de café e prender com um elástico, desses de dinheiro.
 
Outra opção para fazer antimofo em casa, para quem não encontra o cloreto, é de colocar giz de lousa nos potinhos, acrescentando também uma mistura de cal e bicarbonato de sódio 50%,  e depois cobrir com o filtro de papel. 
 
Eu fiquei muito feliz comigo mesma por esta pequena/grande economia e além disto, os armários ficaram bem cheirosos por conta da essência.
 
Voce encontra o cloreto de calcio aqui na Casa Limpa!
 
 
 

Guia de Cuidados na Hora de Lavar as Roupas

 

A lavagem de roupas é uma tarefa doméstica comum na vida de todos. É preciso muita organização, cuidados com cada tipo de tecido e cor de roupa, conhecimento sobre quais produtos são importantes de serem usados.

Por esse motivo, pode não ser uma tarefa muito agradável para algumas pessoas. Para que esse processo se torne mais rápido, prático e eficiente na vida de todo mundo, listamos algumas dicas de como cuidar das suas roupas na hora da lavagem.

Não? ?deixe? ?roupa? ?acumulada:? Tente não deixar as suas roupas sujas acumuladas, principalmente se estão muito sujas ou úmidas. Isso evita que elas fiquem com cheiro de mofo e ainda mais difíceis de lavar.

Separe? ?as? ?roupas? ?por? ?cores:? Para uma dica muito óbvia, mas ainda há muita gente que mistura roupas brancas com coloridas e, no fim, acabam perdendo as peças por descuido. Para facilitar, tenha na sua área de serviço, se possível, um lugar especial para separar as cores de roupas.

Roupas? ?delicadas:? Há produtos no mercado especial para todo o tipo de roupa, além de perfumados, oferecem proteção para a cor da roupa e permitem que elas durem mais tempo. O Ola possui versões disponíveis para roupas claras, roupas finas e até mesmo para roupas de bebês;

Botões? ?e? ?zíperes:? É recomendado fechar os botões e zíperes de todas roupas a serem lavadas. E não esqueça de checar os bolsos para ver se tem notas, moedas ou outros objetos.Um erro bem comum para quem não tem tanta familiaridade com a lavagem de roupas.

Máquina? ?de? ?Lavar:? Por último, sempre selecione o programa correto na sua máquina de lavar, considerando o tipo de roupa que irá lavar e a quantidade de sujeira que elas apresentam. Essa ação é importantíssima para que a máquina realize a lavagem com eficiência, tirando todas as sujeiras e manchas, além de manter as roupas em perfeito condição.

Seguindo essas dicas corretamente, suas roupas estarão limpas e impecáveis. Fique à vontade para compartilhar dicas de como ter cuidados na hora da lavagem!